A HISTÓRIA DO LENDÁRIO BÚTIKO

 Tudo começou quando participou de um grupo de garotos bons de bola no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Formaram um time que recebeu o nome de S.E. Iguaçu. Ele tinha, na época (1971), apenas 14 anos. O elenco-sensação do município, Arcipar, do presidente Galdino Ratman, convidou Bútiko para integrar seu fabuloso elenco em 1977.

Ao lado do zagueiro Paulo Santos, levantaram a Copa Tapajós. Foi capitão do time. Repetiram o título em 1978 em decisões memoráveis com o São José EC. Até meados de 1979 continuou no Arcipar, que participava da reativada liga de São José.


Posteriormente se transferiu para o Pavoc como profissional, no campeonato da 2.ª divisão de acesso do Paraná. Em 1980 entrou numa ciranda de clubes respeitados nacionalmente. Fpi para o Atlético Paranaense, que acabou  liberando para o Botafogo do Rio de Janeiro. De lá foi emprestado para o Internacional de Porto Alegre.

Falcão e Batista  deram a ele a maior força. Não levou muito a sério o profissionalismo, pensando que a idade nunca avançaria e seu preparo físico seria sempre igual. Voltou em 1981 para a cidade dos aviões, revertendo de categoria para o amador. Assinou com o São José, campeão da temporada. No campeonato do Sesi, defendeu o Malucelli, onde conquistou o título pelo time de futebol de campo, futsal e sul-brasileiro. No ano de 1982, pela liga, conquistou mais um título de campeão, defendendo o Malucelli. Campeão no cinqüentenário de São José em 1983 pelo São José EC. Ano de 1984. Voltou ao profissionalismo defendendo o Rio Branco de Paranaguá pela 2.ª divisão de acesso.


                                 Bútiko em entrevista a rádio anos 2000                                                     ( Crédito de imagem : Balançando a Rede )

 Em 1985 esteve no Operário de Ponta Grossa e posteriormente Iguaçu, de União da Vitória. Em 1986, nova reversão de categoria, para jogar no Vila Fani, mas, um acidente com uma das mãos, na marcenaria, o impediu de participar do campeonato. Foi defender o Inter de Campo Largo em 1988, sagrando-se campeão da cidade e da Taça Paraná. Mais um título conquistou em 1989, defendendo o Botafogo de São José, ganhando na decisão do Cabral por dois a um. Bicampeão como técnico e jogador do Botafogo no campeonato interbairros de São José, ano de 1990. Mais um título aconteceu em 1994, como técnico e jogador do Inter de Campo Largo. Luiz Carlos Goiaba foi o técnico no 3.º turno. Ganhou o título de masters pelo América do Maneco, em 1995.

 Mais um título de masters em 1997 jogando pelo Vila Fani. Em 2003, após seis anos participando apenas de peladas na Colônia Inhoaiva, foi vice de masters pelo Nacional do Ouro Fino e craque do campeonato. Como fato curioso, num jogo de 1984 valendo vaga para o hexagonal de profissionais, elementos de um time do Norte tentaram o subornar para que ele facilitasse as coisas num jogo daquele clube com o Rio Branco de Paranaguá. Negativo (venceram o jogo). Bútiko, hoje tem 64 anos, 

. Nome completo: João Bútiko. Nascido em Curitiba no dia 10 de abril de 1957. Jogava de quarto-zagueiro. 1,75m de altura. Conquistou nada menos do que quatorze títulos pelos times que defendeu. Duas vezes vice-campeão.


Créditos : Matéria Tribuna do Paraná .(Reporter Mussum) (Artigo Levi Mulford).

Texto alterado para terceira pessoa.


Post a Comment

Deixe sua sugestão aqui.

Postagem Anterior Próxima Postagem